Brasil pode Abandonar Azul: Relembre as vezes que Seleção usou Camisa Vermelha
A Seleção Brasileira pode surpreender no Mundial de 2026 ao trocar o tradicional azul do segundo uniforme pelo vermelho, uma cor pouco associada ao time, mas que já foi usada em momentos históricos. A mudança, prevista para março de 2026, marca a primeira vez que o Brasil usará um uniforme com cores fora da bandeira nacional em uma Copa do Mundo, adotando vermelho com detalhes pretos, numa parceria com a marca Jordan.
Este novo segundo uniforme da Seleção Brasileira promete ser um dos grandes destaques visuais da Copa do Mundo de 2026, unindo tradição e inovação em um design que foge do convencional e marca uma nova era para a equipe canarinho, essa mudança é inédita, porém com precedentes históricos.
ESTÁ NA HISTÓRIA
Historicamente, a Seleção Brasileira usou a camisa vermelha em duas ocasiões oficiais, ambas no Campeonato Sul-Americano de Futebol, precursor da Copa América. A primeira vez foi em 1917, quando o Brasil precisou improvisar devido ao conflito de cores com Uruguai e Chile, que também usavam branco. Um sorteio definiu que o Brasil jogaria de vermelho, resultando em uma derrota por 4 a 0 para o Uruguai e vitória por 5 a 0 contra o Chile.
A segunda vez ocorreu em 1936, durante o Sul-Americano disputado na Argentina, quando o Brasil enfrentou o Peru, que também usava branco. Para resolver o conflito, a Seleção brasileira vestiu camisas emprestadas do clube argentino Independiente, que eram vermelhas, e venceu por 3 a 2.
Segundo o estatuto da CBF, o uniforme da Seleção deve conter as cores da bandeira nacional – verde, amarelo, azul e branco -, mas há exceções para modelos comemorativos aprovados pela diretoria. Essa flexibilização permitiu, por exemplo, o uso de uma camisa preta em 2023, em um amistoso contra a Guiné, como forma de protesto contra o racismo.
A nova camisa vermelha para 2026 representa uma estratégia da CBF para reposicionar a marca da Seleção, buscando atrair um público mais jovem e diversificado, associando a cor a valores como energia, paixão e força. Embora o azul tenha sido o segundo uniforme tradicional desde 1938, quando foi usado pela primeira vez em uma Copa do Mundo, o vermelho traz uma inovação histórica para o futebol brasileiro.




























